Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

     
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

   
 
 
 


 

O QUE USAR EM CADA ESTAÇÃO DO ANO

   
  OUTONO
   
  Traga roupas leves e também algumas peças mais pesadas. É característica do outono a amplitude térmica: dias muito quentes se intercalam com outros muito frios. No outono às vezes a temperatura varia dos 5ºC aos 25ºC num único dia! É que, mesmo quando o tempo está limpo e faz calor durante a tarde, à noite a temperatura cai. Portanto, nunca saia para passear sem carregar um casaquinho na sacola, pois na hora de voltar o frio já estará chegando. De manhã cedo, a temperatura também costuma ser mais amena.
   
  INVERNO
   
  Temperaturas próximas de zero, neblina e dias curtos (durante o inverno anoitece antes mesmo das 19h na Serra Catarinense) são traços típicos da estação. Precisa trazer bastante agasalho! Roupas de lã e couro são a melhor alternativa para espantar o frio. Não podem faltar luvas, gorros e mantas, ainda mais para quem está menos acostumado a enfrentar baixas temperaturas. As temperaturas chegam perto de zero e na maioria das vezes ficam abaixo disso. Os dias costumam ser mais úmidos no inverno , dê preferência a roupas e calçados impermeáveis e, se puder, traga um guarda-chuva ou até mesmo capas-de-chuva.
   
  PRIMAVERA
   
  A primavera, como o outono, é uma estação de transição: o frio já não é mais tão insistente como no inverno, mas o calor do verão ainda não emplacou. A temperatura média é amena, na faixa dos 15ºC aos 20ºC. Já não anoitece tão cedo e o Horário de Verão costuma começar em outubro, tornando os dias mais longos a partir daí. Esteja preparado tanto com roupas leves, quanto com agasalhos, especialmente para o amanhecer e o entardecer, quando a temperatura cai. A segunda quinzena de setembro, historicamente, registra volumes elevados de chuva.
   
  VERÃO
   
  O clima é seco e faz calor no verão : em média 25ºC, com picos de 30ºC nas tardes mais ensolaradas. A dica é encher a mala com trajes de verão, inclusive roupas de banho, pois muitos hotéis e pousadas têm piscina externa, sem contar as opções de passeio que contemplam um refresco. Invista em roupas e calçados confortáveis para as caminhadas, tanto para as compras no centro da cidade como para as cavalgadas e trilhas no interior. Boné, óculos de sol e protetor solar substituem definitivamente as luvas, gorros e mantas durante o verão. Mas a tradição de queda na temperatura se mantém mesmo nesta época do ano. Da tarde para a noite, pode haver uma diferença de até 15ºC. Um casaquinho sempre vem bem na Serra.
   
  O QUE NÃO DEIXAR DE VER
   
  O caminho para quem chega ao planalto serrano também é fascinante. As maiores atrações são a Serra do Rio do Rastro, conhecida como o portal da Serra Catarinense. Do mirante, localizado no município de Bom Jardim da Serra, pode-se vislumbrar as curvas desta estrada que liga o planalto ao litoral catarinense. Em São Joaquim, a cidade da maçã, a maior atração é mesmo a neve. No início do ano acontece a colheita da maçã e pode-se provar o mel serrano.
Urubici concentra alguns dos melhores pontos para a prática de turismo de aventura, como rapel, canoagem, cavalgadas e trilhas. Não se pode deixar de visitar na cidade o Morro da Boa Vista, com 1.827 metros de altitude e o Morro do Convento, com 1.822 metros, onde fica o cartão-postal de Urubici, a famosa Pedra Furada.
E Lages que acontece a maior festa do inverno, a Festa do Pinhão, que atrai milhares de turistas de outras cidades e estados. Nesta região foi criado o turismo rural. Quem se dirige à serra pode ficar alojado nos mais hospitaleiros hotéis-fazenda ou pousadas rurais. As maiores atrações destes lugares são os passeios a cavalo, de charrete, visitas a atrações naturais, ecoesporte e o turista ainda pode conhecer e participar da vida do campo em atividades como ordenha de vacas ou pescaria em açudes.
Urupema apresenta como principais atrativos os rios claros, campos verdes e pinheiros. Possuidora de importantes nascentes e águas límpidas, Urupema é uma das poucas cidades do mundo a criar no riacho, (Rio Caronas) no centro da cidade, a sensível Truta Arco-íris. A gastronomia típica regional é complementada com os mais variados pratos de truta. O tradicionalismo é mantido pela lida campeira, os torneios de laço, festivais e bailes gauchescos.
Capital Nacional do Vime, Rio Rufino destaca-se no cenário nacional, por ter, nesta cultura, lavouras de ótima qualidade, originando assim a confecção de cestarias, móveis em vime e artesanatos em geral. Mas o que não pode deixar de ver, é as varias cachoeiras e pedras dessa região.
   
  ONDE COMER Clique Aqui!
   
 

 

 

Nome:
E-mail: