Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  Municípios
   
 
   
   
   
 
 
 
   
     
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
     
     
     

 

 

 
A Cidade da Neve
 
Já em 1750, descendentes de portugueses e espanhóis, vindos do Rio Grande do Sul e de São Paulo possuíam grandes fazendas de gado nas terras hoje do município de São Joaquim. O entrelaçamento das famílias pioneiras formou extenso feudo rural, a partir de  meia dúzia de sesmarias que naquela época faziam parte da Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens ( hoje Lages).

Esta origem não evitou a miscigenação em São Joaquim, cuja população é formada por descendentes de japoneses, africanos, índios, bugres, italianos, alemães entre outros, cada qual preservando sua cultura através das entidades étnico-culturais existentes na cidade.
Em maio de 1887 aconteceu a emancipação de São Joaquim, com a denominação de São Joaquim do Cruzeiro da Costa da Serra, mais tarde adotando o nome atual. 
Situado a 1.360m de altitude, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, por isso denominada de “Cidade da Neve”. A temperatura local chega aos 14ºC negativos, com nevadas freqüentes, verdadeira festa para os turistas.

Grande produtor de maçã a cidade promove a cada dois anos a Festa Nacional da Maçã, no Parque Nacional de São Joaquim, atraindo milhares de visitantes, que se encantam também com a beleza dos campos e das araucárias, entre vales, rios e cachoeiras.
São Joaquim oferece boas opções de hospedagem nos hotéis-fazenda e nos hotéis da cidade, todos adaptados para o frio rigoroso do inverno e os restaurantes servem comida caseira, com deliciosas especialidades gastronômicas regionais. 

Informações Turísticas:
Fone: 49 3233-2790
http://www.serracatarinense.com/saojoaquim

 

Nome:
  E-mail:
  Fone:
Fax: